segunda-feira, 6 de janeiro de 2014


14.ª semana ~ de 6 a 10 de janeiro




-  aqui -



  • Poesia é...
  • Poesia visual.
  • Cadavre exquis.                                                  
  • Acróstico.





 
Octavio Paz, Topoema



- aqui -















<><><>


Camões

Na aula de Português, vimos o documentário sobre Luís Vaz de Camões, apresentado pelo Professor Hélder Macedo, para quem “Camões é o maior dos portugueses”.
Pouco se sabe da sua vida. É provável que tenha nascido em Lisboa entre 1524-1525. Nunca casou nem teve filhos. Tem sido usado, ao longo dos séculos, para simbolizar as mais contraditórias ideologias: a Fé, o Império, a República, a Ditadura de Salazar, as Guerras Coloniais e a nossa atual Democracia. Tudo indica que entre 1549 e 1551 tenha servido na praça militar de Ceuta e foi nesta mesma cidade que, num confronto com os Mouros, Camões acabou por ser ferido e por perder o olho direito.
Há 450 anos, na foz do rio Mecom, junto ao atual Vietname, a nau naufragou e o Poeta quase perdeu a vida. Na chegada a Goa, teve que participar numa incursão militar. Uma das mulheres que mais teria amado também não era europeia, seria talvez chinesa. Sabe-se apenas que lhe chamou Dinamene, o nome poético de uma ninfa do Tejo.
Camões é um ser humano rico que não só celebrou a mulher mas também a valorizou, muitos séculos antes de se começar a falar sobre ‘direitos das mulheres’.

Para Camões, o amor está no centro da sua visão do mundo.
Alexandra Ramos, n.º 1




Sem comentários: